Questão
SP - Hospital Alemão Oswaldo Cruz - HAOC
2024
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-com-2684afcc13a6
Paciente com 26 semanas e 1 dia de gestação, com histórico de cirurgia para endometriose e miomectomia prévia há 2 anos. Há 2 horas refere que estava andando até que percebeu sangramento genital moderado. Nega dor abdominal. Ao exame físico paciente apresenta bom estado geral, abdômen indolor à palpação, dinâmica uterina ausente, batimentos cardíacos fetais = 135 bpm. Ao exame especular, presença de mínimo sangramento ativo, sangue coletado em pequena quantidade em fórnice posterior vaginal. Toque não realizado. A ultrassonografia apresentava a imagem abaixo:


A
O diagnóstico mais provável é de descolamento prematuro de placenta com hematoma de colo uterino. O tratamento de escolha é amniotomia e cesárea de urgência.
B
O diagnóstico mais provável é acretismo placentário. O tratamento de escolha é, caso continue o sangramento, cesárea com embolização temporária de artérias ilíacas internas.
C
O diagnóstico mais provável é de placenta prévia. O tratamento de escolha é expectante desde que o sangramento diminua e a vitalidade fetal esteja adequada.
D
O diagnóstico mais provável é de placenta prévia. O tratamento de escolha é inibição de trabalho de parto, corticoterapia e resolução por via alta em 48 h.
E
O diagnóstico mais provável é de colo curto. O tratamento de escolha é inibição de trabalho de parto, corticoterapia e cerclagem.