Questão
Revalida Nacional - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
2011
Revalida
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-com-29-anos960f08468a
Paciente, com 29 anos de idade, procura o pronto-socorro local em virtude de queimadura com água quente na coxa direita, ocorrida há 10 minutos enquanto preparava café. Queixa-se de dores no local da queimadura. Informa ter dado a luz há dois anos e o cartão de acompanhamento da gestante mostra que todo o esquema vacinal foi realizado adequadamente. A paciente está consciente, orientada, eupneica, hidratada, normocorada e afebril, Frequência cardíaca = 79bpm, Pressão arterial = 120x80mmHg. Ao exame local apresenta flictenas, eritema e edema em face anterior de coxa direita. 

Qual a conduta para o caso descrito?
A
Realizar lavagem da ferida com solução fisiológica a 0,9%. Analgesia endovenosa com dipirona. Recomendar não romper as flictenas e realizar curativo com solução fisiológica a 0,9%, associada a sulfadiazina de prata. Analgesia domiciliar com dipirona, se necessário.
B
Realizar a limpeza da ferida com clorhexidina. Analgesia endovenosa com meperidina endovenosa e antibioticoterapia oral com cefalexina - 500mg por via oral, de 6/6h durante 7 dias. Recomendar não romper as flictenas e realizar curativo com solução fisiológica a 0,9% e neomicina. Analgesia domiciliar com cloridrato de tramadol.
C
Realizar a limpeza da ferida com PVPI (polivinilpirrolidona-iodo, lauril éster sulfato de sódio) tópico seguida de termoterapia com gelo. Analgesia endovenosa com cloridrato de tramadol e antibioticoterapia parenteral com penicilina benzatina por via IM. Recomendar rotura e debridamento das flictenas e curativo com clorhexidina e sulfadiazina de prata tópico.
D
Realizar lavagem da ferida com soro fisiológico a 0,9%. Analgesia oral com paracetamol. Realiza curativo com clorhexidina e lidocaína tópica, romper as flictenas e realizar debridamento de tecidos desvitalizados. Antibioticoterapia parenteral com penicilina cristalina por via IM. Curativo oclusivo com clorhexidina.
E
Realizar limpeza da ferida com soro fisiológico a 0,9%. Analgesia oral com dipirona. Recomendar não romper as flictenas. Realizar curativo com PVPI (polivinilpirrolidona- iodo, lauril éster sulfato de sódio) e lidocaína tópica. Prescrever analgesia oral com tramadol e antibioticoterapia com amoxicilina + ácido clavulânico - 500mg por via oral, de 8/8h durante 7 dias.