Questão
SP - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP (Hospital de Base de São José do Rio Preto - HB)
2025
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-com-34510911d0eb
Paciente com 34 semanas de gestação, G=3, P=2, A=0, tabagista, em acompanhamento de pré-natal em Unidade Básica de Saúde (UBS). Foi feita a hipótese diagnóstica de restrição de crescimento fetal (RCF), sendo então encaminhada ao pré-natal de alto risco para confirmação do diagnóstico e acompanhamento. De acordo com estes dados, assinale a alternativa correta:
A
A circunferência abdominal (CA) é menor na presença de RCF, em virtude da diminuição do tamanho do fígado, da diminuição do glicogênio acumulado e da depleção do tecido adiposo da região abdominal. Isoladamente, a CA não é a medida de maior sensibilidade para detecção da RCF.
B
A redistribuição do fluxo sanguíneo para territórios nobres (centralização), decorrente da hipoxemia, tem como consequência a vasoconstrição cerebral, o que pode ser verificado pela dopplervelocimetria da artéria uterina (AU).
C
A dopplervelocimetria da veia umbilical faz o diagnóstico do grau de insuficiência placentária e diferencia fetos pequenos constitucionalmente dos fetos com restrição de crescimento, além de avaliar a resposta fetal à hipoxemia.
D
O Doppler do ducto venoso alterado é considerado o parâmetro isolado com maior capacidade em predizer óbito fetal, em curto prazo, na presença de RCF. O achado de onda A zero ou reversa no Doppler do ducto venoso está associado a maiores taxas de mortalidade perinatal, independentemente da idade gestacional.