Paciente com relato de trauma torácico por arma branca (punhal) na base do hemitórax esquerdo há uma hora, apresenta-se com palidez cutânea, mucosas descoradas, taquidispneia, taquicardia, hipotensão arterial, timpanismo difuso em hemitórax esquerdo e murmúrio vesicular abolido homolateral, bem como dor abdominal e sinais de irritação peritoneal difusa. Assinale a alternativa INCORRETA:
Questão
MA - Universidade Federal do Maranhão - UFMA (Hospital Universitário Presidente Dutra)
2017
Residência (Acesso Direto)
Paciente-com-relato521f143a95
A
Os sinais de irritação peritoneal denotam um provável envolvimento de vísceras abdominais e sugerem a necessidade de interveção laparotômica para controle de possível foco hemorrágico ou mesmo lesão de víscera oca.
B
Os ferimentos na região de transição toracoabdominal à esquerda constituem fator de risco para o surgimento de hérnia diafragmática traumática quando há comprometimento (lesão) diafragmático pelo trauma.
C
A drenagem torácica sob selo d'água é necessária para o controle cirúrgico do provável pneumotórax à esquerda.
D
Os sinais clínicos de instabilidade hemodinâmica podem estar associados à hemorragia e ao pneumotórax, determinando um quadro de choque misto.
E
Em função do ferimentos na região de transição toracoabdominal, o paciente pode apresentar lesões torácicas e abdominais simultâneas, no caso de lesão de estômago em parede anterior do corpo gástrico, indica-se a gastrectomia parcial com reconstrução em Y de Roux como procedimento padrão.