Paciente, condutor de moto, vítima de acidente de trânsito envolvendo um carro e sua moto. Foi encontrado pelo SAMU no local do acidente deitado ao solo, apresentando ventilação rápida e superficial, saturação de O₂ = 92%; pele fria, úmida, pálida e enchimento capilar de 4 segundos; pulsos radiais filiformes e rápidos; diversas escoriações e lesões de queimadura asfáltica; confuso e com hálito alcoólico; deformidades e edema de coxa direita, antebraço e tornozelo esquerdo Considerando os princípios de atendimento do Prehospital Trauma Life Support - PHTLS, qual a conduta adequada para este paciente no local do acidente?
Questão
CE - Seleção Unificada para Residência Médica do Estado do Ceará - SURCE
2019
Residência (Acesso Direto)
Paciente-condutor-moto9676087ac4
A
Aplicar colar cervical, iniciar analgesia, imobilizar com talas, rolamento e colocação em prancha longa, remoção para a ambulância.
B
Aplicar o colar cervical, alinhar e imobilizar em prancha longa, remover para ambulância e realizar acesso venoso para reposição volêmica a caminho do hospital.
C
Realizar intubação de sequência rápida, aplicar o colar cervical, iniciar reposição volêmica vigorosa, imobilizar principais fraturas e remover para a ambulância.
D
Aplicar manobras manuais de abertura da via aérea, aplicar colar cervical, 2 acessos venosos calibrosos com reposição rápida de Ringer lactato, imobilização cuidadosa das fraturas e remoção para a ambulância.