Paciente da entrada na unidade de terapia intensiva com quadro de choque hipovolêmico, devido a hemorragia digestiva alta, decorrente a sangramento de varizes esofagogástricas secundárias a hipertensão portal - cirrose hepática. Atualmente, ainda não existe tratamento eficaz para os cirróticos, como resultado, o tratamento tem sido focado no controle da hipertensão portal e suas complicações. Com relação a hipertensão portal e varizes esofagogástricas assinale a correta.
I. A hipertensão portal é definida por uma pressão portal maior do que 5 mmHG, entretanto, pressões mais elevadas são necessárias para estimular o desenvolvimento da circulação colateral portossistêmica.
II. A hipertensão portal geralmente ocorre devido a maior resistência no afluxo venoso portal de localização pré-hepática, intra ou pós hepática.
III. O sangramento das varizes esofagogástricas é a única complicação da hipertensão portal mais ameaçadora a vida, responsável por 1/3 dos óbitos em pacientes com cirrose.
IV. Após um sangramento de varizes esofagogástricas, a probabilidade de um episódio subsequente ultrapassa os 70%, sendo que o desafio a longo prazo é a prevenção de hemorragia e manutenção de função hepática satisfatória.