Paciente feminina, 22 anos, dá entrada no pronto socorro trazida pelo SAMU com quadro de ingesta de cerca de 200 ml de substância cáustica há cerca de 45 minutos. Apresenta queixa de dor orofaríngea, sialorreia e disfagia. Ao exame encontra-se lúcida, corada, estável hemodinamicamente e levemente dispneica. Ausculta torácica com MV positivo bilateral com sibilos difusos. Abdome plano, flácido e indolor, sem sinais de peritonismo. Em relação a este caso clínico, analise as assertivas abaixo:
I) A abordagem inicial desta paciente envolve a introdução de sonda nasogástrica e infusão de 1000 ml de soro fisiológico 0,9% para lavagem gástrica.
II) A avaliação inicial envolve a realização de exame radiográfico, preferencialmente uma tomografia computadorizada de tórax e abdome com contraste intravenoso e oral.
III) Endoscopia digestiva alta deve ser realizada precocemente para esta paciente, com menos de 6 horas da admissão, com o intuito de avaliar a intensidade da isquemia da mucosa.
IV) As lesões desta paciente podem ser graduadas endoscopicamente através da classificação de Zargar e esta graduação norteia o tratamento subsequente.
Estão corretas as assertivas: