Questão
RS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (Hospital de Clínicas de Porto Alegre - HCPA)
2025
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-feminina-241514350911c
Paciente feminina, de 24 anos, sem histórico de doenças crônicas e previamente assintomática, procurou a UBS por sentir-se fraca e cansada. Relatou quadro de congestão de vias aéreas superiores, tosse seca, dor no corpo e febre baixa não mensurada, ocorrido há 2 semanas. Na ocasião, fizera uso de 2 doses de dipirona (500 mg por via oral) e não procurara atendimento. Houve melhora dos sintomas das vias aéreas e cessação da sensação de febre. Ao exame clínico, os sinais vitais eram normais. Foram evidenciadas mucosas levemente descoradas; a ausculta pulmonar revelou sibilos expiratórios discretos, sem outros achados positivos. O hemograma indicou hemoglobina de 10 g/dl, hipocromia e microcitose, leucócitos totais de 3.400/mm³ (1.300 neutrófilos/mm³ e 1.100 linfócitos/mm³) e 98.000 plaquetas/mm³. Exames básicos de bioquímica tiveram resultados normais, e testes rápidos para hepatites e vírus da imunodeficiência humana, disponíveis na UBS, foram negativos. Em relação ao quadro clínico, assinale a assertiva correta.
A
Trata-se de um quadro de pancitopenia atribuível a episódio prévio de infecção viral; por não apresentar sinais de alarme, a paciente deve ser reavaliada em 1-2 semanas.
B
Trata-se provavelmente de agranulocitose associada a uso de dipirona; pela gravidade do quadro, a paciente deve ser imediatamente encaminhada para centro especializado.
C
Os achados do hemograma são atribuíveis a anemia ferropriva, estando indicada reposição de ferro por via oral, sem necessidade de acompanhamento posterior.
D
Nesta faixa etária, a causa mais comum dos achados descritos são as deficiências nutricionais, como as de folato ou vitamina B12, ou consumo abusivo de álcool.