Questão
PR - Universidade Estadual de Londrina - UEL (Hospital Universitário da UEL)
2023
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-feminina-2983c2971bcf
Paciente feminina, 29 anos de idade, grávida de 38 semanas, chega ao pronto-socorro, deitada em uma maca, trazida por familiares por mal-estar geral e crise convulsiva há cerca de 5 minutos. O médico prontamente chama a paciente e, como não tem resposta, avalia a respiração e checa o pulso de forma simultânea. Percebe, então, que a paciente está em parada cardiorrespiratória. Imediatamente, o médico começa as manobras de ressuscitação, com compressão e ventilação de forma adequada.

Seguindo os algoritmos específicos, assinale a alternativa correta.
A
Estudos de metanálise mostraram que, nesses casos, a cesariana de emergencia não aumentou a sobrevida materna e do feto.
B
Todas as medicações usadas em parada cardiorrespiratória, como amiodarona, vasopressina e adrenalina, estão contraindicadas nesse momento.
C
A cesariana de emergência está indicada e deverá ser realizada em menos de 5 minutos do início do atendimento, em centro cirúrgico, preferencialmente.
D
A cesariana de emergência só deverá ser indicada após o primeiro ciclo de 5 minutos, priorizando a massagem cardíaca e a ventilação de qualidade.
E
A progesterona comumente causa edema de mucosas e cordas vocais, o que pode dificultar a entubação orotraqueal.