Questão
PR - Universidade Federal do Paraná - UFPR (Complexo Hospital de Clínicas - CHC)
2016
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-feminina-43122ef2102d8
Paciente feminina, 43 anos, vem à consulta de rotina no ambulatório de reumatologia referindo que, desde a última consulta, realizada há 90 dias, iniciou com novos sintomas de dor e aumento de volume de ambos os punhos, ambos os joelhos e em metacarpofalangianas. Relata aumento da duração da rigidez matinal. Refere ter o diagnóstico há 3 anos e que vem fazendo uso regular de prednisolona 10 mg pela manhã, metotrexato 20 mg uma vez por semana, hidroxicloroquina 400 mg pela manhã e sulfassalazina 1 g a cada 12 horas, prescritas desde a última consulta. Apresentou diarreia ao uso de leflunomida, não tolerando esta medicação. Possui anticorpos anticitrulina positivos em altos títulos. Sobre as opções terapêuticas da artrite reumatoide, assinale a alternativa CORRETA:
A
Metotrexato é a droga de escolha no tratamento da artrite reumatoide, funcionando como âncora na combinação de múltiplas terapias.
B
Quando se faz uso de prednisolona, a preocupação e prevenção referente a osteoporose não deve ser considerada.
C
O uso de adalimumabe, uma droga antagonista do receptor da interleucina-6, deve ser considerado uma das opções terapêuticas.
D
O uso de rituximabe, uma droga anti-TNF, deve ser considerado.
E
O uso de tocilizumabe, uma droga anti-CD20, deve ser considerado.