Paciente feminina, 45 anos, procura atendimento clínico ambulatorial para atualizar seu acompanhamento médico. Atualmente, queixa-se de perda da vontade de realizar atividades dantes prazerosas, sono de má qualidade, parestesia de membros inferiores, fadiga importante. Pratica exercícios regularmente em casa mas ultimamente tem se sentido menos disposta. Nega tabagismo ou etilismo, refere baixa ingesta de carne de qualquer tipo, bem como de frutas e verduras. Alimentação tem sido à base de alimentos congelados e ultraprocessados. Dosagem sérica de vitamina B12 mostrou-se < 50 pg/mL.A respeito da hipovitaminose B12, é correto afirmar:
Questão
PR - Hospital Angelina Caron - HAC PR
2024
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-feminina-4590742c3a7c
A
Os sintomas neurológicos de deficiência de vitamina B12 incluem parestesias, distúrbios de propriocepção, ataxia, disfunções autonômicas, sintomas neuropsiquiátricos. Estes podem preceder o surgimento de repercussões hematológicas.
B
A manifestação hematológica clássica nos idosos é anemia normocrômica-normocítica que geralmente se sobrepõe aos frequentes casos de comorbidades que cursam com anemia de doença crônica.
C
As principais fontes de vitamina B12 na dieta são vegetais de folha escura, frutas cítricas e grãos germinados.
D
Nos casos de hipovitaminose B12 por deficiência de fator intrínseco e nos pacientes em uso crônico de metformina, a suplementação deve ser feita inicialmente por via oral.
E
Pacientes submetidos a cirurgia bariátrica por by-pass gástrico não cursam com déficit de B12 pois a técnica cirúrgica mantém o corpo gástrico para garantir a produção de fator intrínseco