Questão
Fundação Getúlio Vargas - FGV
2024
Paciente-feminina-52511453346c
Paciente feminina, 52 anos, com IMC de 36, foi diagnosticada com esteatose hepática por ultrassonografia. A paciente nega o uso sistemático de bebidas alcoólicas. Os marcadores virais foram negativos.

O exame de elastografia foi inconclusivo. Optou-se por biópsia por agulha que confirmou tratar-se de Esteato-hepatite não alcoólica (NASH).

Sobre essa patologia, assinale a afirmativa correta.
A
O tratamento da síndrome metabólica é um importante fator de estabilização da doença. A terapia com estatina deve ser evitada em pacientes com NASH mas pode ser prescrita para os pacientes de alto risco.
B
A cirurgia bariátrica é a terapia de perda de peso mais eficaz e melhora as comorbidades. O risco de morte por causas cardiovasculares, a causa mais comum de morte na NASH, é reduzida após cirurgia bariátrica.
C
Na população em geral observa-se aumento da incidências de carcinoma hepatocelular nos pacientes com cirrose por NASH, sendo a incidência nos pacientes não cirróticos igual à da população em geral.
D
Os pacientes com cirrose por NASH que evoluírem para carcinoma hepatocelular apresentam indicação de transplante hepático ao contrário dos pacientes com carcinoma hepatocelular por cirrose por doença viral.
E
O exercício diminui o conteúdo de gordura hepática independente da perda de peso, aumenta a resistência à insulina e pode aumentar a síntese de ácidos graxos livres, todos os quais podem ter um efeito benéfico sobre a NASH.