Paciente feminina, 55 anos, dá entrada no pronto socorro vítima de auto agressão. Apresenta extenso ferimento por arma branca na região cervical anterior á esquerda, de aspecto linear, com cerca de 10 cm de comprimento com violação clara do platisma, sem sangramento ativo. Apresenta outro ferimento penetrante, por arma branca, logo abaixo do mamilo esquerdo, com cerca de 3 cm de comprimento, linear.
Ao exame físico apresenta-se lúcida, taquicárdica e hipotensa, com diminuição do murmúrio vesicular do hemitórax esquerdo. Ausculta cardíaca mostra bulhas cardíacas normais. Realiza um ultrassom de abdome que demonstra liquido no saco pericárdico e ausência de liquido livre nos compartimentos abdominais.
Em relação a este caso clínico, analise as assertivas abaixo.
I) A presença de líquido no saco pericárdico, visualizado na ultrassonografia, indica para a realização de pericardiocentese evacuadora.
II) Inicialmente deve ser realizada a estabilização hemodinâmica com soluções cristalóides isotônicas com o objetivo de corrigir distúrbios hidroeletrolíticos antes do procedimento cirúrgico definitivo.
III) Em consequência da instabilidade hemodinâmica e do mecanismo do trauma está indicado o início do protocolo de hemotransfusão maciça para esta paciente.
IV) A ausência de abafamento de bulhas a ausculta cardíaca, sinal com maior especificidade da Tríade de Beck, descarta a presença de hemopericárdio.
Estão corretas as assertivas