Questão
SC - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago)
2021
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-feminina-57880186ff8c
Paciente feminina, 57 anos, vem à consulta com quadro de dispneia aos esforços progressiva há 5 meses, associada a tosse produtiva, perda de peso de 2kg no período. Nega internações por problemas respiratórios. Relata história de tabagismo de 20 cigarros dia por 30 anos, tendo parado de fumar no início dos sintomas. Relata que na infância apresentava crises de bronquite. Ao exame físico apresenta apenas redução global do MV sem outras alterações significativas.

RX tórax sem alterações.

Espirometria com os seguintes valores:



Assinale a alternativa correta em relação ao caso descrito.
A
O diagnóstico mais provável é de doença pulmonar obstrutiva crônica, entretanto, a possibilidade de asma não pode ser excluída, sendo necessário confirmação através de teste de caminhada de 6 minutos e broncoprovocação com metacolina.
B
Trata-se de paciente com doença pulmonar obstrutiva crônica; está indicado neste momento uso de broncodilatadores além de terapia não farmacológica.
C
Embora com história de tabagismo, os dados clínicos e funcionais associados a resposta ao broncodilatador sugerem fortemente asma brônquica como principal hipótese diagnóstica, sendo recomendado nesse caso o uso de corticoide inalatório.
D
Considerando o achado do teste de função pulmonar há indicação de uso de corticoide oral por 5 dias para posterior reavaliação e prescrição de tratamento contínuo.
E
Trata-se de paciente com doença pulmonar obstrutiva crônica. Está indicada a realização de função pulmonar avançada com pletismo- grafia e difusão para definição da estratégia terapêutica.