Questão
RS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (Hospital de Clínicas de Porto Alegre - HCPA)
2023
Residência com pré-requisito - R+ Mastologia
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-feminina-63106a5be619e
Paciente feminina, de 63 anos, procurou a Emergência por quadro de dor lombar de forte intensidade, iniciada há 2 dias, com piora progressiva, evoluindo para parestesias nos membros inferiores. Informou ter 1 nódulo na mama esquerda, que vinha crescendo há mais de 2 anos sem investigação, e 1 nódulo na axila esquerda, surgido há 3 meses. Ao exame físico, encontrava-se em regular estado geral, com mucosas úmidas e coradas, fácies de dor e dificuldade de deambulação (pela dor lombar). As auscultas cardíaca e pulmonar não revelaram alterações, e o exame neurológico mostrou força preservada nos membros inferiores. Diante do quadro clínico, qual a conduta mais adequada?
A
Fazer biópsia do nódulo da mama esquerda com urgência, pois, sem o diagnóstico de uma possível neoplasia maligna de mama, não há como definir os demais problemas e tratamentos para a paciente.
B
Prescrever corticosteroide sistêmico e analgésico e encaminhar a paciente para investigação adicional em serviço especializado da instituição.
C
Tratar a dor da paciente e solicitar tomografia computadorizada ou ressonância magnética da coluna lombossacra para diagnóstico de possível compressão medular, uma vez que há urgência em iniciar o tratamento caso seja esse o problema (possivelmente causado por metástase óssea).
D
Iniciar tratamento empírico para uma provável neoplasia metastática de mama, enquanto são solicitados exames de estadiamento e biópsia.