Questão
PR - Associação Médica do Paraná - AMP
2023
Residência (Acesso Direto)
PR - Associação Médica do Paraná - AMP
2023
Residência com pré-requisito - R+ Endoscopia
PR - Associação Médica do Paraná - AMP
2023
Residência com pré-requisito - Clínica Médica (R+ CM)
PR - Associação Médica do Paraná - AMP
2023
Residência com pré-requisito - R+ Mastologia
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-feminina-782029cdc4386
Paciente feminina de 78 anos é encaminhada ao pronto socorro por quadro de rebaixamento do nível de consciência e insuficiência respiratória. Encontra-se em pós operatório tardio de colectomia esquerda por adenocarcinoma e no momento está realizando quimioterapia. O esposo, de 82 anos, relata que a paciente deixou manifestado expressamente o desejo de não ser submetida a medidas clínicas invasivas, apresentando um documento registrado em cartório com este teor. A Resolução CFM 1995/2012 dispõe sobre esta situação, as diretivas antecipadas de vontade dos pacientes. Sobre este caso, analise as assertivas abaixo.

I) Este documento somente possui validade quando emitido por uma instituição governamental e chancelado por todos os membros da família. 

II) As diretivas antecipadas do paciente prevalecerão sobre qualquer outro parecer não médico, inclusive os desejos de familiares. 

III) O artigo 32 do Código de Ética Médica expressa ser vedado ao médico deixar de usar todos os meios disponíveis de diagnóstico e tratamento de doenças, cientificamente reconhecidos e ao seu alcance, em favor do paciente, portanto o médico assistente deve realizar medidas clínicas invasivas se assim achar necessário. 

IV) O esposo, por ter mais de 80 anos, não pode, juridicamente, ser o representante legal da paciente e, portanto, o documento não tem validade.

Estão corretas as assertivas
A
apenas a II.
B
apenas a III.
C
apenas as I e II.
D
apenas as III e IV.
E
todas estão corretas.