Questão
PR - Associação Médica do Paraná - AMP
2025
Residência com pré-requisito - Clínica Médica (R+ CM)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-feminina5764042908
Paciente feminina, portadora de neoplasia de mama metastática para ossos e sistema nervoso central, comparece ao ambulatório de cuidados paliativos para controle de sintomas. Não está sendo submetida a nenhum tratamento quimio ou radioterápico no momento. Refere queixas de náusea intensa, vertigem, alteração da marcha, fadiga e dor óssea refratária a analgésicos simples. Assinale a alternativa correta.
A
A dor pode ser manejada levando em conta escalas de dor, como a Escala Análoga Visial (EAV) e, a depender da intensidade do sintoma, pode ser iniciada com Morfina 5-10 mg com intervalos de 4 horas, não sendo útil a associação com analgésicos simples neste caso pois a paciente já é refratária.
B
Ao utilizar opióides contínuos deve ser prescrita dose de resgate associada, correspondendo a 10- 20% da dose basal e, se o sintoma persistir sem controle após 24h, deve-se adicionar à dose basal a dose total de resgate utilizada.
C
Considerando a provável etiologia da náusea desta paciente, os antieméticos melhor indicados são os antagonistas de 5-HT3, devendo-se evitar os anti-histamínicos e anticolinérgicos.
D
A metadona é medicação segura em caso de refratariedade aos opióides de primeira linha, devido a sua meia-vida previsível por exercer atividade nos receptores NMDA, devendo ser iniciada na dose de 10 mg a cada 12h.
E
Para a dor óssea, estaria indicada a monoterapia com glicocorticóides, como a dexametasona 8mg/dia, sendo estes também úteis para o tratamento da queixa de fadiga da paciente.