Questão
SP - Universidade de São Paulo - USP - SP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - HC)
2023
Residência com pré-requisito - R+ Cirurgia Plástica
Paciente-foi-submetido491af25c2b
Paciente foi submetido à parotidectomia esquerda superficial com monitorização intra-operatória da função do nervo facial, sem sinais de lesão nervosa ao término do procedimento. No segundo pós-operatório, observa-se assimetria motora da face, com perda motora em território do lábio superior. Em relação ao quadro descrito, assinale a alternativa correta.
A
Se a paralisia facial persistir por mais de 12 meses, o diagnóstico é de lesão definitiva e a abordagem deve incluir a exploração cirúrgica da parótida para identificação da lesão e para reparação primária da lesão nervosa.
B
O diagnóstico mais provável é de neurapraxia pela manipulação cirúrgica e recomenda-se reavaliação periódica. O tempo médio para recuperação nestes casos é, em média, de 2 a 3 meses.
C
Na parotidectomia, o tronco do nervo é isolado e os ramos são dissecados para garantir a preservação. Os ramos mais frequentemente lesionados são os ramos frontais, provenientes do tronco inferior.
D
Não há necessidade de reparo quando há lesão evidente de ramos bucais do nervo facial durante a parotidectomia, uma vez que existem muitas anastomoses entre os ramos bucais.