Questão
PA - Universidade do Estado do Pará - UEPA Belém
2024
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-idosa-76-anos126a589b1f6
Paciente idosa, 76 anos, dá entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com queixa de dispneia aos mínimos esforços após ingesta de açaí. A filha refere que o quadro teve início há menos de 24 horas, e que a mãe tem diagnóstico de “insuficiência cardíaca e pulmonar”, pois era tabagista por mais de 25 anos, e que vem sofrendo em demasia durante diversas internações recentes por pneumonia. Devido à gravidade do quadro, a médica que a atendeu indicou transferência imediata para a sala vermelha e unidade de terapia intensiva (UTI). O médico da unidade de graves, no entanto, considerou que a paciente não tinha recomendação de UTI, pois não tinha “indicação de intubação” e era uma “paciente paliativa”. Sobre o quadro descrito, é correto afirmar que:
A
os cuidados paliativos podem ser fornecidos em qualquer momento do curso da doença e, no caso descrito, não é necessário fazer completa avaliação de prognóstico e acessar eventual prévio plano de cuidados. Deve-se perguntar à família se concordam com a indicação de intubação.
B
devido à sua complexidade, os cuidados paliativos não devem ser praticados no departamento de emergência, especialmente em uma UPA, já que enfatizam o cuidado centrado na doença, devendo ser esse o principal objetivo no quadro descrito.
C
por se tratar de paciente em cuidados paliativos, a declaração de óbito só pode ser preenchida pelo médico que indicou tais medidas.
D
independente de avaliação prévia, de plano de tratamento elaborado pelo médico assistente, bem como do prognóstico da paciente, não há indicação de transferência para UTI.
E
com base no código de ética médica, é vedado ao médico desrespeitar o direito do paciente ou de seu representante legal de decidir livremente sobre a execução de práticas diagnósticas ou terapêuticas, salvo em caso de iminente risco de morte. No caso descrito, a abordagem e indicação de eventuais terapias, teria como suporte eventual plano de cuidados e avaliação prognóstica prévia, preferencialmente.