Paciente idoso, 75 anos, acompanhado pela geriatria, vem ao retorno com queixas depressivas relatadas pelos familiares. Nas últimas três semanas, apresentou maior isolamento, fadiga, aumento da sonolência e anedonia (deixou de sair para o bingo, o que fazia semanalmente). Apesar de tais queixas, nega tristeza mantida, alteração de apetite, pensamentos de morte ou ideação suicida. Chegou ao exame com humor hipotímico, apesar de reativo, sorrindo durante parte da consulta, e afirmou que tinha esperança de melhorar. Não foram referidos alucinações ou delírios aparentes. O paciente estava orientado auto e alopsiquicamente e não apresentava alterações no exame físico, exceto por uma desidratação discreta (+/4+). Faz uso regular de losartana 50 mg, vindo com controle pressórico satisfatório. Exames complementares não evidenciaram alterações. Diante de tal quadro, é correto afirmar que se trata de:
Questão
RN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (Hospital Universitário Onofre Lopes - HUOL)
2016
Residência (Acesso Direto)
Paciente-idoso-75-anos131d43ac017
A
Um episódio depressivo moderado, devendo ser indicado inibidor seletivo da recaptação de serotonina e abordagem psicoterápica.
B
Um episódio depressivo grave, podendo ser indicado amitriptilina 25 mg três vezes ao dia e abordagem psicoterápica.
C
Um episódio depressivo leve, podendo ser indicada atividade física regular e abordagem psicoterápica.
D
Um episódio depressivo grave, devendo ser indicado inibidor seletivo da recaptação de serotonina e abordagem psicoterápica.