Paciente idoso, do sexo masculino, hipertenso, sentiu-se mal após um episódio de discussão familiar e devido a este fato, procurou a unidade básica de saúde de referência, onde realiza seu acompanhamento com o médico de família. É prontamente atendido pelo técnico de enfermagem que afere sua pressão e verifica que esta encontra-se elevada: PA = 160 x 90 mmHg, embora o paciente não apresente outros sinais sugestivos de gravidade. O profissional técnico informa ao idoso, ao verificar a agenda do seu médico, que não há vagas disponíveis no dia. O idoso é então levado por familiares a uma unidade de pronto atendimento (UPA), sendo avaliado pelo médico local que prescreve captopril por via oral e o deixa em observação por 30 minutos. Após este intervalo de tempo, o doutor verifica que a pressão do paciente encontra-se normalizada e o encaminha para acompanhamento especializado com um cardiologista e com um nefrologista. De acordo com a forma de atendimento prestado ao idoso, verifique a alternativa correta.
Questão
MG - Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus - HMTJ
2019
Residência (Acesso Direto)
Paciente-idoso-sexo1648b9791b2
A
A atenção primária deve ser a porta de entrada da rede de atenção à saúde, devendo atender imediatamente a todos que necessitam de cuidado, portanto esse paciente, principalmente por ser idoso, deveria ser incluído na agenda do médico.
B
Como a atenção básica apresenta como característica a pouca disponibilidade de exames complementares, por se tratar de um paciente idoso e hipertenso, o médico da UPA seguiu corretamente o fluxo, observando a regionalização em saúde ao encaminhar o paciente para o atendimento no nível secundário.
C
O médico da UPA deveria referenciar o paciente novamente para a atenção primária já que este nível é o responsável pela coordenação do cuidado da rede de atenção à saúde.
D
O fluxo de encaminhamento na rede está correto. Por se tratar de um paciente hipertenso e idoso, possivelmente portador de lesões em órgãos-alvo, o caso clínico é considerado grave e deve ser encaminhado para os níveis de atenção da rede capazes de ofertar maior complexidade tecnológica, tanto para fins diagnóstico quanto terapêutico.