Paciente internada no CTI do Hospital Naval Marcílio Dias por 74 dias, devido à infecção por COVID-19. No momento, em reabilitação na enfermaria, traqueostomizada, recebendo alimentação por via oral e com melhora motora, sem sinais clínicos de novo foco infeccioso Durante a internação, fez diversos esquemas de antibióticos e nos últimos 3 dias vem apresentando volumosa diarreia, não sanguinolenta, acompanhada de febre baixa. O residente fez hipótese de colite pseudomembranosa. A partir dessa hipótese, assinale a opção correta.
Questão
RJ - Hospital Naval Marcílio Dias - HNMD
2022
Residência (Acesso Direto)
Paciente-internada-CTI72c1c4ead1
A
É uma doença característica do cólon, associada na maioria das vezes, ao uso de antimicrobianos. É uma das causas mais raras de diarreia diagnosticada no hospital.
B
O agente etiológico é Clostridium dificile, um bacilo Gram-positivo, formador de esporos e anaeróbio, que faz parte da flora intestinal habitual.
C
O diagnóstico deve ser suspeitado se diarreia ≥ 3 evacuações de fezes não moldadas a cada 24 horas, durante ≥ 2 dias, sem outra causa aparente, febre e leucocitose nunca estão presentes.
D
A confirmação diagnóstica é realizada com detecção das toxinas A ou B nas fezes, pela presença de C. Difficile produtor de toxina nas fezes por PCR, por cultura, ou observação de pseudomembranas no cólon.
E
O tratamento é realizado com metronidazol ou vancomicina com administração venosa, por período prolongado. Cerca de 15 a 30% dos pacientes tratados com sucesso terapêutico apresentam recorrências, tanto como recidivas causadas pelo microrganismo original, como por reinfecções após o tratamento.