Paciente jovem chega à emergência prostrada, com febre e sintomas urinários há 24 horas. Ao exame clínico, apresenta hipotensão, taquipneia, sinal de Giordano positivo na altura da loja renal esquerda, urina turva e hematúria.
Em relação à sepse, analise as assertivas abaixo:
I. No choque séptico, a instituição de antibioticoterapia precoce e a ressuscitação hemodinâmica vigorosa iniciadas prontamente podem melhorar o prognóstico.
II. Na suspeita de quadro séptico, antes do início da antibioticoterapia de amplo espectro para a situação clínica, devem ser coletadas hemoculturas.
III. Com os recentes avanços tecnológicos na assistência de pacientes críticos, o choque séptico associado à falência de múltiplos órgãos apresentou, nos últimos anos, significativa redução na sua mortalidade, que atualmente está entre 8% e 19%.
IV. Níveis arteriais elevados de lactato confirmam quadro séptico, pois sinalizam elevada captação de oxigênio tecidual e altas taxas de respiração celular aeróbica. O lactato age tamponando a acidose metabólica característica do quadro séptico.
Quais estão corretas?