Paciente masculino, 23 anos, com história de tratamento de hanseníase dimorfa com PQT-MB por 12 meses, tendo terminado há 8 meses, refere que há 3 dias iniciou febre de 39°C, astenia, artralgia e mialgia generalizada e há 1 dia surgimento de nódulos eritematosos dolorosos disseminados acompanhados de dor em bolsa escrotal. Ao exame apresenta diversos nódulos, mais palpáveis que visíveis, com eritema e calor na pele suprajacente, distribuindo-se por todo o tegumento, com maior concentração de lesões nos membros inferiores. Apresenta ainda aumento de volume testicular bilateral com leve calor local e dor à palpação. Os nervos periféricos são indolores e não espessados, não apresenta sinais de artrite nem alterações oculares. Assinale a alternativa correta quanto à principal hipótese diagnóstica e conduta mais adequada:
Questão
MS - Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande - SMSCG
2019
Residência (Acesso Direto)
Paciente-masculino-231243abd6de7
A
reação tipo 1, já que o paciente apresentava a forma dimorfa da doença, e o tratamento deve ser feito com prednisona.
B
reação tipo 2 e a prednisona deve fazer parte do esquema terapêutico.
C
eritema nodoso hansênico, deve-se iniciar talidomida e encaminhar o paciente à urologia para avaliação ambulatorial da dor testicular.
D
recidiva da hanseníase, devendo-se reiniciar a PQT, pois quadros inciados há mais de 6 meses após suspensão da mesma não podem ser considerados estados reacionais.