Questão
PR - Aliança Saúde - PUC PR
2024
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-masculino-27600e69d3da
Paciente masculino de 27 anos busca pronto atendimento médico com queixa de dor torácica ventilatório dependente à direita, associado à tosse e dispneia leve. Ao exame, nota-se murmúrio vesicular abolido em hemitórax à direita. Dada a hipótese, uma radiografia de tórax é realizada que confirma derrame pleural unilateral de moderado volume. Quanto à investigação de derrame pleural, é CORRETO afirmar:
A
Uma análise do líquido pleural mostrando um exsudato com predomínio de linfócitos e adenosina deaminase (ADA) elevada confirma diagnóstico de derrame neoplásico e deve-se seguir a investigação com biópsia e imunohistoquímica.
B
A presença de dor torácica é um indício de que o derrame seja transudato. Dentre as possíveis causas de transudato incluem-se: pneumonia, tuberculose, neoplasia e hipoalbuminemia.
C
Os critérios de Light auxiliam na diferenciação entre transudato e exsudato. Compõe os critérios: 1) gradiente de albumina entre o líquido pleural e o sérico > 0,6; 2) gradiente de LDH entre o líquido pleural e o sérico > 0,5; 3) contagem absoluta de eritrócitos no líquido pleural > 1000.
D
A tuberculose pleural é a forma de tuberculose extrapulmonar mais comum, comumente se apresenta como derrame unilateral e tem uma alta associação com tuberculose pulmonar, a cultura para tuberculose no escarro induzido é positiva em até 50% dos pacientes, mesmo sem outra alteração visível na radiografia de tórax além do derrame pleural.
E
No derrame pleural parapneumonico, que pode ser classificado em "não complicado" e "complicado", a análise do líquido pleural mostra exsudato com predomínio citológico de linfócitos, o agente mais comumente associado é a Pseudomonas aeruginosa.