Questão
SP - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos - ISCMSC
2024
Residência (Acesso Direto)
Paciente-masculino-285d1c8bc37
Paciente masculino, 2 anos, é trazido pela mãe após quadro de hematúria macroscópica há 1 dia. Nega outros sintomas urinários. Nega dor. Nega trauma. Nega patologias prévias. É portador de hipospádia distal e está na fila para realizar a cirurgia eletiva. Ao exame físico nota-se massa palpável em todo hemiabdome à esquerda, indolor, não móvel. Testículos tópicos no escroto. Fimose fisiológica. Meato uretral em posição ventral no sulco coronal. Realizou a tomografia de abdome abaixo para elucidação diagnóstica. Sobre o caso acima, assinale a correta.


A
É o tumor renal maligno mais frequente na infância e pode se relacionar a malformações tais como hemi-hipertrofia, criptorquidismo, hipospádia e síndromes genéticas. O tratamento oncológico neoadjuvante pode ser iniciado sem biópsia.
B
É o tumor renal maligno mais frequente na infância e pode se relacionar a malformações tais como hemi-hipertrofia, criptorquidismo, hipospádia e síndromes genéticas. Deve-se realizar biópsia da lesão para confirmação diagnóstica e iniciar o tratamento oncológico.
C
É o tumor maligno abdominal mais frequente na infância e pode se relacionar a malformações tais como hemi-hipertrofia, criptorquidismo, hipospádia e síndromes genéticas. Tem origem em formas primitivas das células nervosas (geralmente encontradas no embrião ou no feto) do sistema nervoso simpático.
D
É o tumor renal maligno mais frequente na infância e pode se relacionar a malformações tais como hemi-hipertrofia, criptorquidismo, hipospádia e síndromes genéticas. Tem origem em formas primitivas das células nervosas (geralmente encontradas no embrião ou no feto) do sistema nervoso adrenal parassimpático.