Paciente masculino, 32 anos, dá entrada no pronto socorro vítima de ferimento por arma de fogo na face inferior da coxa esquerda. Não apresenta orifício de saída. Equipe do atendimento pré- -hospitalar relata que na cena havia sangramento em grande quantidade pelo orifício do projétil que cessou após colocação de torniquete e realização de curativo compressivo. Foi intubado orotraqueal no local devido ao rebaixamento do nível de consciência. Na admissão encontra-se taquicárdico e hipotenso e com 15 minutos de uso do torniquete. Em relação a este caso clínico assinale a conduta mais adequada.
Questão
PR - Associação Médica do Paraná - AMP
2023
Residência (Acesso Direto)
Paciente-masculino-329367cdf6b1
A
O paciente deve ser encaminhado ao centro cirúrgico para controle cirúrgico do sangramento e, simultaneamente, deve ser iniciado o protocolo de reanimação maciça.
B
Deve-se iniciar reposição volêmica vigorosa, com soluções cristalóides e hemoderivados até a estabilização hemodinâmica e, somente após, deve-se retirar o torniquete.
C
O torniquete deve ser solto imediatamente na admissão do paciente e se houver recidiva do sangramento deve-se encaminhar o paciente ao centro cirúrgico com plano de amputação segmentar.
D
Após a soltura do torniquete pode ocorre síndrome da reperfusão que ocorre em decorrência de lesão celular isquêmica e extensa, com ocorrência de hipernatremia e distúrbios de condução miocárdica.
E
Este paciente deve permanecer com o torniquete até o momento em que realizar uma tomografia computadorizada do abdome, da pelve e da coxa esquerda, com o objetivo de se localizar o projétil e planejar o tratamento.