Paciente masculino, 32 anos, vem a consulta ambulatorial apresentando queixa de dor abdominal vaga em epigástrio, sensação de saciedade precoce e emagrecimento. Não apresenta comorbidades. Realiza uma endoscopia digestiva alta que demonstra lesão ulcerada no fundo gástrico, junto a pequena curvatura, há cerca de 20 mm da junção gastroesofágica, com cerca de 30 mm de diâmetro, com bordos elevados e de aspecto infil trativo. O resultado anátomo patológico desta lesão mostra um adenocarcinoma moderadamente diferenciado com presença de células em anel de sinete. Em relação a este caso clínico, assinale a assertiva correta.
Questão
PR - Associação Médica do Paraná - AMP
2023
Residência com pré-requisito - Cirurgia (R+ CIR)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-masculino-3293b624b7a2
A
Esta lesão pode ser classificada como tumor do tipo III pelo sistema de classificação de Siewert.
B
Esta lesão pode ser classificada como Borrmann tipo 1 pelo aspecto ulcerado e infiltrativo, sugerindo linite plástica.
C
Este tumor pode ser classificado como tipo intestinal pela classificação proposta por Lauren, apresentando disseminação geralmente hematogênica.
D
O tratamento é cirúrgico, através de uma gastrectomia total com anastomose esôfago jejunal e a extensão da doença não interfere no planejamento terapêutico.
E
A presença de células em anel de sinete no exame anátomo patológico indica para dificuldade técnica no intra operatório, porém não influência no prognóstico em longo prazo.