Paciente masculino, 34 anos, HIV positivo, CD4 de 60/mm3 em uso irregular de AZT(zidovudina), 3TC(lamivudina) e efavirenz, trazido à emergência por cefaleia, fraqueza, dificuldade de marcha e desorientação; afebril. Punção lombar revelou 70 leucócitos/mm³ com 75% linfócitos e 20% monócitos, proteínas de 65mg% e glicose de 50mg%. Antígeno criptocócico no líquido céfalo-raquidiano foi negativo. Tomografia revelou múltiplas lesões cerebrais com realce proeminente em anel. Considerando o diagnóstico mais provável neste caso e o tratamento, assinale a CORRETA:
Questão
PR - Associação Médica do Paraná - AMP
2007
Residência (Acesso Direto)
Paciente-masculino-3477d7a2a893
A
Meningite criptocócia é o diagnóstico mais provável e anfotericina B deve ser iniciado.
B
A presença de IgM positiva para toxoplasmose confirmaria a suspeita de neurotoxoplasmose, já que em pacientes com AIDS, a infecção aguda por toxoplasmose se apresenta como uma das mais comuns.
C
Neurolinfoma é o diagnóstico mais provável. Irradiação de sistema nervoso central e/ou metrotexate intratecal está indicado.
D
Sulfadiazina, pirimetamina e ácido folínico devem ser iniciados.
E
Leucoencefalopatia multifocal progressiva é o diagnóstico mais provável. A presença de PCR (reação em cadeia da polimerase) positiva para EBV (Epstein-Barr vírus) confirmaria tal suspeita.