Paciente masculino, de 45 anos, sem comorbidades prévias, procurou atendimento médico por cefaleia, prostração, tosse seca eventual e febre de até 38,3° C, quadro iniciado há 5 dias. Realizou um teste de antígeno para covid-19 há 2 dias cujo resultado foi negativo. Referiu contato com colega de trabalho com sintomas respiratórios. Ao exame físico, apresentava sinais vitais estáveis e saturação de oxigênio de 98% em ar ambiente. Em relação à investigação diagnóstica para covid-19 neste momento, assinale a assertiva correta.
Questão
RS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (Hospital de Clínicas de Porto Alegre - HCPA)
2022
Residência (Acesso Direto)
Paciente-masculino-45749238bedd
A
Seria indicado realizar um teste molecular devido à sua maior sensibilidade quando comparado ao teste de antígeno.
B
Seria indicado repetir o teste de antígeno, pois forneceria um resultado mais rápido e, se negativo, descartaria o diagnóstico.
C
Tanto o teste molecular como o de antígeno apresentam sensibilidade semelhante, porém o PCR é mais específico, sendo, portanto, o exame indicado.
D
Tanto o teste de PCR como o de antígeno apresentam baixa sensibilidade neste momento da infecção, razão pela qual deveria ser realizada uma tomografia computadorizada de tórax para avaliar a gravidade e confirmar o diagnóstico com sorologia após 14 dias do início dos sintomas.