Paciente masculino, 51 anos, é trazido pelo SAMU com história de ter sido encontrado em via pública desacordado. Durante o transporte recobrou a consciência apresentando embriaguez aparente, fala incompreensível e hálito etílico. Populares referiram queda de mesmo nível. Quando dá chegada ao Hospital, o paciente encontra-se estável hemodinamicamente, agitado, com abertura ocular espontânea, falando palavras inapropriadas e obedecendo comandos de maneira aleatória. A pupila mostra-se isocórica e fotorreagente e ao exame observa-se lesão corto contusa na região frontal a esquerda, sem sangramento ativo. Em relação a este caso clínico, assinale a assertiva correta:
Questão
PR - Associação Médica do Paraná - AMP
2024
Residência com pré-requisito - Cirurgia (R+ CIR)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-masculino-5193a9d44ccf
A
Este paciente pode ser medicado com hidratação com solução cristaloide associado a complexo B e glicose hipertônica.
B
Este paciente pode ser classificado como tendo uma lesão craniana leve por apresentar uma pontuação de 15 na Escala de Coma de Glasgow.
C
O exame de imagem inicial para avaliação deste paciente é o raio x de crânio e quando alterado, indica para a realização de uma tomografia computadorizada de crânio.
D
A presença de sinais neurológicos associado a embriaguez aparente e ao leve rebaixamento da pontuação da Escala de Coma de Glasgow indicam para a avaliação através de Tomografia Computadorizada de Crânio.
E
Este paciente deve ser avaliado por pelo menos 12 horas em ambiente hospitalar, em jejum, e a indicação da realização de exame complementar de imagem está na dependência do rebaixamento de pelo menos 4 pontos na Escala de Coma de Glasgow.