Paciente masculino, 53 anos, dá entrada no pronto socorro com quadro de hematêmese e melena com cerca de 12 horas de evolução. Relata ser diabético, coronariopata e dislipidêmico em uso de Atenolol, Glifage e Sinvastatina. Apresenta os seguintes dados vitais na admissão: FC: 72 bpm, PA: 100 x 70 mmHg, FR: 14, Sat. O2: 96%. Realiza endoscopia digestiva alta que demonstra varizes esofágicas de moderado calibre e gastropatia hipertensiva portal leve. Em relação a este caso clínico, assinale a assertiva correta:
Questão
PR - Associação Médica do Paraná - AMP
2025
Residência com pré-requisito - Cirurgia (R+ CIR)
Paciente-masculino-5374682b3275
A
A gastropatia hipertensiva pode ser tratada com plasma de argônio sob sedação endovenosa nos pacientes instáveis hemodinamicamente.
B
Este paciente deve receber antibioticoterapia endovenosa com fluoroquinolonas para evitar infecção secundária no caso de necessidade de ligadura elástica dos cordões varicosos.
C
As transfusões devem ser feitas com base no estado hemodinâmico e na avaliação da perfusão tecidual, mas um alvo de hemoglobina entre 7 e 8 g/dl geralmente é recomendado para este paciente.
D
A ausência de resposta hemodinâmica a infusão de solução cristaloide e hemoderivados para este paciente indica para a realização de shunt portossistêmico intra-hepático transjugular (TIPS).
E
O uso de betabloqueador impede a taquicardia para este paciente, portanto deve-se considerá-lo instável hemodinamicamente e realizar infusão de soluções cristaloides até a obtenção de uma pressão arterial adequada.