Paciente masculino, 54 anos, com diagnóstico de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) há dois anos, dá entrada na emergência. Conforme os familiares, o paciente encontrava- se acamado, com incapacidade funcional total e há um dia evoluiu com rebaixamento do nível de consciência, respiração ruidosa e presença de secreção purulenta na cavidade oral. Ao exame apresenta-se comatoso (escala de Glasgow = 3), FR 10 irpm, respiração tipo gasping, saturação de O₂ 77% com O₂ suplementar sob máscara a 10 l/min, PA 70/30 mmHg, FC 46 bpm, ritmo cardíaco regular, em 2 tempos, sem sopros; e murmúrio vesicular difusamente diminuído. Na radiografia de tórax apresentava consolidação em lobo inferior direito. Sobre o caso acima, analise as afirmativas abaixo.
I. É essencial oferecer suporte e informações aos familiares, visto que o paciente está morrendo e pneumonia é uma causa frequente de morte em paciente com estado avançado de ELA.
II. Visto tratar-se de uma doença avançada e incurável, é essencial evitar procedimentos invasivos e ou desconfortáveis e oferecer cuidados paliativos adequados ao paciente.
III. O paciente necessita urgentemente de traqueostomia para que se possa oferecer ventilação mecânica em longo prazo.
IV. É necessário administrar urgentemente antibiótico, assim como iniciar reposição volêmica e droga vasoativa, como indicado para as fases iniciais do choque séptico.
Assinale a alternativa CORRETA.