Paciente masculino, 55 anos, dá entrada no pronto socorro, regulado pela Central de Leitos, com quadro de três episódios de hematêmese com início há cerca de 6 horas. Nega episódios anteriores. História de hipertensão arterial e coronariopatia em uso de Enalapril, AAS e Clopidogrel. Realizou endoscopia digestiva alta que demonstrou gastrite enantematosa antral severa e lesão ulcerada na pequena curvatura do antro gástrico, com 10 mm de diâmetro, bordos elevados e fundo com restos necróticos e hematina recoberto por coágulo. Em relação a este caso clínico, analise as assertivas abaixo:
I) Este paciente pode ser classificado como grau IIb na Classificação de Forrest e está indicado terapia endoscópica pelo alto risco de ressangramento.
II) O achado de coágulo na base da úlcera indica o tratamento endoscópico e descarta a necessidade de tratamento medicamentoso com inibidor de bomba de prótons.
III) A erradicação da infecção por H. pylori, se presente, resulta em um menor índice de ressangramento.
IV) A localização da lesão e a associação com o enantema severo estão associados com alto índice de falha do tratamento clínico, portanto a opção cirúrgica deve ser uma decisão precoce.
Estão corretas as assertivas: