Questão
PR - Universidade Estadual do Oeste de Paraná - Unioeste (Hospital Universitário do Oeste do Paraná - HUOP)
2018
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-masculino-558823fe804a
Paciente masculino, 55 anos, com diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica, dislipidemia e doença arterial coronariana evoluiu com emagrecimento de 10 kg, poliúria e polidipsia nos últimos 30 dias. Procurou atendimento na unidade básica de saúde, onde a glicemia capilar aferida foi de 480 mg/dL e, ao exame físico, apresentava-se com PA: 120/70 mmHg, FC:80 bpm, FR: 16 irpm, índice de massa corpórea: 36 kg/m², cintura abdominal: 115 cm, presença de acantose nigricante e acrocórdons nas regiões cervical e axilares. Em relação ao caso clínico acima, é CORRETO afirmar.
A
O diagnóstico de diabetes mellitus não está firmado, sendo necessária a realização de glicemia de jejum e hemoglobina glicada para definição diagnóstica.
B
Dosar insulina, peptídeo C e anticorpos anti-GAD seria essencial para a conclusão diagnóstica, pois provavelmente trata-se de um caso de diabetes mellitus do tipo 1.
C
As modificações do estilo de vida associadas à prescrição de metformina seriam suficientes para o inicio do tratamento do paciente acima.
D
Liraglutida e/ou empagliflozina estariam bem indicados como parte do tratamento do paciente acima, pois resultam em proteção cardiovascular exrtraglicêmica e poderiam ocasionar perda ponderal.
E
As células beta pancreáticas provavelmente entraram em exaustão no paciente acima, e, assim, a prescrição de sulfonilureia poderia auxiliar no tratamento ao estimular maior produção de insulina.