Questão
RS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (Hospital de Clínicas de Porto Alegre - HCPA)
2023
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-masculino-5992d1af3e0b
ANULADA
Paciente masculino, de 59 anos, com história de alcoolismo desde os 20 anos (3-5 latas de cerveja/dia, com ingestão maior nos finais de semana) e uso de drogas injetáveis dos 20 aos 23 anos, procurou a Emergência por aumento de volume abdominal e letargia, com piora na última semana. Ao exame físico, apresentava eritema palmar, aranhas vasculares, icterícia, confusão mental, flapping; ao exame abdominal, foram detectadas macicez móvel, esplenomegalia e circulação colateral. Os resultados dos exames laboratoriais iniciais estão reproduzidos abaixo.



Assinale a assertiva correta sobre a avaliação diagnóstica e a conduta inicial.
A
A alteração da função renal pode estar relacionada a síndrome hepatorrenal, porém esse é um diagnóstico de exclusão após terem sido afastadas e corrigidas condições associadas, como hipovolemia e/ou alteração hemodinâmica, suspensão de diuréticos e expansão volêmica com albumina.
B
Paracentese diagnóstica deve ser realizada em caso de dor abdominal e/ou febre, para investigar peritonite bacteriana espontânea.
C
Dosagem de amônia sérica deve ser realizada para o diagnóstico de encefalopatia hepática, por ter relação direta com a intensidade das manifestações clínicas.
D
Peritonite bacteriana espontânea, a infecção mais comum em pacientes com cirrose hospitalizados, ocorre devido à translocação bacteriana e, para seu diagnóstico, é necessário identificar > 500 polimorfonucleares/µl no líquido de ascite.