Paciente masculino, 63 anos, dá entrada no pronto-socorro da clínica médica com queixa de dispneia e taquicardia. Durante a consulta, mostra-se impaciente, com dificuldade de permanecer sentado durante a entrevista. Por vezes olha assustado para a parede. Ao exame, apresenta-se sonolento, desorientado no tempo (não sabe referir dia da semana, dia do mês e mês) e orientado no espaço, sudoreico, descorado 2+/4+; ictérico 1+/4+; temperatura de 37,8°C; FC = 110 bpm; FR = 16 irpm; PA = 160 x 100 mmHg, com tremor de extremidades. Ascite 2+/4+, fígado palpável a 2 cm do rebordo costal, com borda romba. Sem outras alterações de exame físico.
Questão
SP - Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (Hospital Universitário da UNIFESP)
2017
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-masculino-631048a5ddbbb
A
Síndrome de abstinência alcoólica grave. O tratamento deve ser em ambiente hospitalar, com medidas de suporte e antipsicótico em baixa dose.
B
Síndrome de abstinência alcoólica moderada. O tratamento deve ser ambulatorial, com benzodiazepínicos.
C
Síndrome de abstinência alcoólica moderada. O tratamento deve ser em ambiente hospitalar, com medidas de suporte e benzodiazepínicos.
D
Síndrome de abstinência alcoólica leve. Não necessita tratamento hospitalar, apenas medidas de suporte.
E
Síndrome de abstinência alcoólica grave. O tratamento deve ser em ambiente hospitalar, com medidas de suporte e benzodiazepínicos.