Paciente masculino de 65 anos vem a consulta especializada com queixa de dor abdominal em andar superior, com cerca de 6 meses de evolução, relacionada a determinados tipos de alimentos. Relata ter colonoscopia sem achados significativos realizada há 2 anos. Realizou alguns exames complementares, entre eles uma endoscopia digestiva alta normal e ressonância magnética de abdome que demonstrou lesão cística na transição entre cauda e corpo do pâncreas, junto ao ducto principal, com cerca de 30 mm de diâmetro. Em relação a este achado, assinale a assertiva correta.
Questão
PR - Associação Médica do Paraná - AMP
2023
Residência com pré-requisito - Cirurgia (R+ CIR)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-masculino-658857a82aad
A
Este achado no exame de imagem pode ser classificado como benigno e não há necessidade de seguimento ambulatorial.
B
A presença desta lesão cística no pâncreas é sugestiva de metástase pancreática de um tumor primário do trato gastrointestinal de origem a ser identificada.
C
Este achado de lesão cística no pâncreas levanta a hipótese de neoplasia intraductal mucinosa e deve ser avaliado devido ao risco de degeneração maligna.
D
Deve ser solicitada a dosagem sérica de antígeno carcinoembrionário (CEA) e sua elevação levam a hipótese diagnóstica de adenocarcinoma pancreático.
E
A principal hipótese para este paciente é de adenocarcinoma de cólon transverso com metástase pancreática e para confirmação diagnóstica deve realizar nova colonoscopia.