Questão
PR - Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba - SMS
2017
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-masculino-78233505850c9
Paciente masculino, 78 anos, comparece ao consultório do geriatra acompanhado pela filha. Tem diagnósticos prévios de hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus tipo II não insulina dependente e histórico de tabagismo, tendo cessado há cerca de 10 anos com carga tabágica total de 55 maços/ano. Está em uso de losartan 50 mg a cada 12 horas, hidroclorotiazada 25 mg ao dia, AAS 100 mg ao dia, metformina 500 mg pós almoço e jantar e gliclazida 30 mg em jejum. Filha relata que o paciente vem apresentando esquecimentos, mas não sabe precisar início da queixa. Há alguns meses tem apresentado maior irritabilidade, fica desorientado em locais desconhecidos e perambula pela casa no período noturno. Familiares observam que está mais lento para a realização de tarefas como vestuário e alimentação, necessitando de supervisão e por vezes assistência. Há 2 meses apresentou queda de mesmo nível em domicílio, sem traumatismos associados. O paciente traz como queixa principal para a consulta o uso de muitos comprimidos ao dia. Avaliação clínica e laboratorial inicial mostrou: pontuação no mini exame do estado mental 21 (ensino fundamental completo), hemoglobina 13,2 g/dl, creatinina 1,23 mg/dl, TSH 4,75 mU/L, vitamina B12 486 pg/ml, TGO 35 U/L, TGP 27 U/L, VDRL não reagente, sorologia para HIV não reagente, tomografia computadorizada de crânio com presença de alteração de substância branca sugestiva de microangiopatia e redução volumétrica encefálica compatível com idade. Qual o diagnóstico mais provável?
A
Episódio depressivo associado a queixas cognitivas, pois paciente apresenta irritabilidade como sintoma de alteração do humor.
B
Demência vascular, pois paciente com fatores de risco cardiovascular presentes e alteração de substância branca na tomografia de crânio.
C
Demência associada a doença de Parkinson, pois paciente apresenta bradicinesia (“está mais lento para a realização de tarefas”) e instabilidade postural (“apresentou queda de mesmo nível”).
D
Demência de Alzheimer, pois cursou inicialmente com queixa de memória progredindo com comprometimento funcional.