Questão
MT - Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT (Hospital Universitário Júlio Müller - HUJM)
2023
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-masculino-79128ff63ccb5
Paciente masculino, 79 anos, com câncer de pâncreas avançado e metástases hepáticas, internado na enfermaria de clínica médica para cuidados paliativos exclusivos. Está em uso de sulfato de morfina 30 mg VO de 4/4h associado à amitriptilina 25 mg à noite. Hoje, descreve dor nota 2/10, sem necessidade de medicações de resgate. Ictérico ++. Permanece acamado a maior parte do tempo, deslocando-se ao banheiro com auxílio de cadeira de rodas. Nega vômitos ou outros desconfortos agudos. O médico considera alta hospitalar. Família questiona sobre a nutrição do paciente. Dizem que ele está aceitando muito pouco da dieta oral oferecida, embora a nutricionista já tenha feito várias adaptações, atendendo às preferências do paciente. Familiares desejam a indicação de "alimentação por sonda". Qual a abordagem mais adequada a esse caso?
A
Optar por período breve de dieta parenteral, tendo em vista menor taxa de complicações que a dieta enteral por SNE ou gastrostomia.
B
Passar sonda nasoenteral (SNE) e iniciar dieta progressiva, pelo ganho de sobrevida proporcionado nessa situação.
C
Solicitar realização de gastrostomia, cirúrgica ou por via endoscópica, uma vez que tal método resulta em melhora nutricional comparada à SNE nesse contexto.
D
Explicar à família que as evidências sugerem ausência de benefício de dieta enteral tanto em tempo de vida quanto em qualidade de vida nessa situação.