Questão
SP - Prefeitura Municipal de Sorocaba - PMSO
2019
Residência (Acesso Direto)
Paciente-masculino-82241810c3d1b
Paciente masculino de 82 anos é conduzido por familiares à UBS no dia de consulta agendada. No momento da consulta, familiares informam que paciênte perdeu sua cônjuge há cerca de 06 anos e que sempre foi de "personalidade difícil", porém no último ano, identificaram que o paciente tem se mostrado mais resistente à solicitações, apresentado esquecimentos frequentes e utilização inadequada de alguns objetos de uso habitual; além disto, vem se queixando com frequência de que não é alimentado - apesar de familiares informarem que fornecem sua alimentação de forma regular e que, inclusive, paciente tem apresentado engasgos com mais frequência, principalmente com líquidos; Familiares informam que paciente consegue se alimentar, se banhar, se vestir, se movimentar, ir ao banheiro e controlar suas eliminações fisiológicas - sendo que, nos últimos meses, identificaram episódios de diarreias cada vez mais frequentes, sem relação com algum fator desencadeante. Não há queixas pulmonares, nem sobre a quantidade e aspecto de diurese. Durante exame físico, P=54 kg. H=175 cm, perímetro da panturrilha de 28 cm; paciente encontrava-se descorado 2+/4+, com tônus muscular reduzido e abaulamento palpável (e ligeiramente doloroso) em quadrante inferior direito do abdome, Toque retal, mostrava uma próstata ligeiramente aumentada, porém, sem nodulações - também não identificado tumorações ou sangue nas fezes. O Mini Exame do Estado Mental (MEEM) mostrou prejuízos na orientação temporal, nos cálculos, nas evocações, na repetição, no comando verbal e na cópia do desenho. Em relação ao quadro nutricional, este idoso:
A
Encontra-se eutrófico, sendo importante a continuidade da alimentação (tanto na quantidade quanto na qualidade) ofertada a fim do paciente não evoluir para desnutrição.
B
Apresenta parâmetros antropométricos sugestivos de sarcopenia a qual pode ser causa e conseqüência da disfagia.
C
Encontra-se eutrófico, mas já merece um planejamento terapêutico direcionado (com equipe multipofissional: médico, dentista, fonoaudiólogo, nutricionista e enfermagem - UBS e NASF).
D
Encontra-se eutrófico, mas já merece um planejamento terapêutico direcionado (com equipe interprofissional: médico, dentista, fonoaudiólogo, nutricionista e enfermagem - UBS e NASF) por estar apresentando disfagia.
E
Encontra-se eutrófico mas já merece um planejamento terapêutico direcionado (com equipe interprofissional: médico, dentista, fonoaudiólogo, nutricionista e enfermagem - UBS e NASF) por estar apresentando disfagia e diarreias frequentes.