Paciente masculino, 8 anos, foi mordido pelo cachorro da vizinha, enquanto brincava no quintal da casa dela. A vizinha refere que o animal está bem de saúde, que não sai de casa, porém não foi vacinado na última campanha de vacinação contra raiva. No atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), observou-se que o cachorro provocou ferimento leve no membro inferior direito, com mordedura superficial e pouco extensa. Qual a conduta?
Questão
SP - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP (Hospital de Base de São José do Rio Preto - HB)
2022
Residência (Acesso Direto)
Paciente-masculino-866c96a0a61
A
Lavar com água e sabão. Iniciar imediatamente o esquema profilático com 4 (quatro) doses de vacina administradas nos dias 0, 3, 7 e 14, pela via intramuscular, e ou nos dias 0, 3, 7 e 28, pela via intradérmica.
B
Lavar com água e sabão. Iniciar imediatamente o esquema profilático com soro e 4 (quatro) doses de vacina administradas nos dias 0, 3, 7 e 14, pela via intramuscular, ou nos dias 0, 3, 7 e 28, pela via intradérmica.
C
Lavar com água e sabão. Observar o animal durante 10 dias após a exposição. Se o animal permanecer sadio no período de observação, encerrar o caso. Se o animal morrer, desaparecer ou se tornar raivoso, administrar 4 (quatro) doses de vacina nos dias 0, 3, 7 e 14, pela via intramuscular, ou nos dias 0, 3, 7 e 28, pela via intradérmica.
D
Lavar com água e sabão. Iniciar o esquema profilático com soro e 4 (quatro) doses de vacina administradas nos dias 0, 3, 7 e 14, pela via intramuscular, ou nos dias 0, 3, 7 e 28, pela via intradérmica. Observar o animal durante 10 dias após a exposição. Se a suspeita de raiva for descartada após o 10º dia de observação, suspender o esquema profilático e encerrar o caso.