Paciente masculino, vítima de queda de nível elevado, dá entrada no pronto socorro com queixa de dor no hemitórax direito. Ao exame físico observa-se um paciente com via aérea pérvia. Hemitórax direito com crepitações á palpação, com expansibilidade diminuída neste lado e ausculta com redução do murmúrio vesicular. O exame abdominal mostra-se sem alterações, além disso, é realizado um ultrassom de abdome com resultado normal. Apresenta-se estável hemodinamicamente e com frequência respiratória de 30 mpm com saturação oxigênio de 94%. Realiza uma tomografia computadorizada de tórax que demonstra fraturas escalonadas de 2º a 7º arcos costais à direita e extensa área de consolidação pulmonar, com atenuação em vidro fosco, nos segmentos inferior e médio, sem sinais de hemotórax ou pneumotórax. Em relação a este caso clínico, analise as assertivas abaixo.
I) A imagem da tomografia é compatível com contusão pulmonar e deve ser tratada com drenagem fechada em selo d’ água do hemitórax direito.
II) A ausência de sinais de hemotórax ou pneumotórax nos exames de imagem descartam gravidade nos traumas de tórax e indicam para o tratamento domiciliar dos pacientes.
III) A presença de múltiplas fraturas de arcos constais configura um tórax instável e o paciente deve ser manejado com analgesia, cuidados na hidratação, suplementação de oxigênio e estabelecimento de uma via aérea definitiva se necessário.
IV) A presença da área de contusão pulmonar não possui relação com as fraturas escalonadas e devem ser tratadas de maneiras distintas.
Estão corretas as assertivas