Paciente, masculino, internado há 16 dias por acidente vascular encefálico isquêmico, com diversas complicações, ainda invadido com cateter venoso central, tubo orotraqueal e sonda vesical de demora. Em relação ao diagnóstico de infecções relacionadas a assistência, qual a melhor alternativa?
Questão
ES - Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC
2024
Residência (Acesso Direto)
Paciente-masculino3841afa8e8
A
O achado de aumento de secreção traqueal e cultura de aspirado traqueal com Pseudomonas sp., mesmo sem alteração radiológica faz o diagnóstico de pneumonia associada a ventilação mecânica.
B
A presença de febre e achado de uma amostra hemocultura positiva para Staphylococcus hominis, sem outro foco infeccioso, faz o diagnóstico de infecção de corrente sanguínea relacionada a cateter venoso central.
C
O achado de febre e cultura de aspirado traqueal com Pseudomonas sp., mesmo sem alteração radiológica faz o diagnóstico de pneumonia associada a ventilação mecânica.
D
Paciente não possui indicação de cobertura com antibióticos de amplo espectro.
E
A presença de febre e achado de uma amostra hemocultura positiva para Staphylococcus aureus, sem outro foco infeccioso, faz o diagnóstico de infecção de corrente sanguínea relacionada a cateter venoso central.