Paciente, sexo feminino, 77 anos de idade, procura pela primeira vez um cirurgião vascular. Ela é hipertensa, diabética, tabagista e foi submetida a angioplastia coronariana há 3 anos. Relata que tem de parar de deambular, em decorrência de dor tipo queimação em perna esquerda a cada 120 metros, aproximadamente. Nega queixa semelhante no membro contralateral. Ao exame físico, apresenta pulso femoral e ausência de pulsos poplíteo e distais, no membro inferior esquerdo, e ausência de pulsos femoral e distais no membro inferior direito. Não há lesões tróficas. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a conduta a ser adotada nesse caso.
Questão
PR - Universidade Estadual de Londrina - UEL (Hospital Universitário da UEL)
2025
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-sexo-feminino100ae8eb564
A
Essa paciente deve ser internada e submetida a arteriografia e, se confirmado oclusão da aorto-ilíaca direita, é preciso submetê-la a um enxerto aortobifemoral.
B
Essa paciente deve ser internada e submetida a arteriografia e, se essa confirmar oclusão da artéria femoral esquerda, é preciso submetê-la a um enxerto femoropoplíteo.
C
Essa paciente deve ser submetida a aquecimento passivo do membro e anticoagulação plena até a interrupção do tabagismo.
D
Essa paciente deve ser submetida a um enxerto femorofemoral cruzado, uma vez que apresenta pulso femoral no membro inferior esquerdo e ausência no direito.
E
Essa paciente deve se submetida a tratamento clínico com estímulo a deambulação e antiagregação plaquetária e interromper o tabagismo.