Questão
AM - Comissão Estadual de Residência Médica do Amazonas - CERMAM
2021
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-sexo-feminino1018954a482
Paciente do sexo feminino, 55 anos, obesa, diabética, refere quadro de dor tipo cólica em Hipocôndrio Direito que irradiou para todo o andar superior do abdome e dorso, tornando-se contínua e intensa, há cerca de 12 horas, associada a náuseas e vômitos. Nega febre, diarreia e sintomas urinários. Ao exame físico, apresenta-se com fácies de dor, em Bom Estado Geral, LOTE, afebril, FC: 72bpm, FR: 24irpm, anictérica e P.A.: 120x80mmHg. Débito urinário satisfatório. Seu abdome é algo distendido, bastante doloroso à palpação do andar superior, sem sinais de irritação peritoneal. Hematócrito 40%. Leucograma 12.000. Amilase sérica: 1.800 g/dl.

Assinale a alternativa CORRETA:
A
Devemos ser cautelosos quanto a hidratação desta paciente, pois volumes superiores a 2.000ml de Ringer Lactato nas primeiras 24 horas estão associados a evolução desfavorável do quadro.
B
À admissão, a ultrassonografia seria dispensável por não evidenciar de forma precisa o grau de acometimento local pancreático, estando indicada a tomografia computadorizada.
C
Os dados acima não nos permitem avaliar e classificar adequadamente a gravidade do caso, sendo necessária a observação clínica de falência de órgãos e sistemas por 48h.
D
Uma vez que esta paciente apresenta fatores de risco para evolução desfavorável do quadro, está indicada a antibioticoterapia com Ciprofloxacino e Metronidazol.