Questão
PR - Associação Médica do Paraná - AMP
2025
Residência com pré-requisito - Clínica Médica (R+ CM)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-sexo-feminino10255bcbb99
Paciente do sexo feminino, 67 anos, previamente hígida, teve diagnóstico recente de mieloma múltiplo e ainda não iniciou tratamento oncológico. Foi admitida no setor de emergência devido confusão mental e rebaixamento do nível de consciência com 3 dias de evolução. Ao exame físico: paciente sonolenta, desperta ao chamado, confusa em tempo e espaço, afebril. PA 110/70, FC 110, mucosas secas e hipocoradas. Dosagem de creatinina 2,5 mg/dL, ureia 80 mg/ dL, sódio 137 mEq/L, cálcio 14,5 mg/dL, potássio 3,4 mmol/L, fósforo 2,3 mg/dL, ácido úrico 3,5 mg/ dL, Hb 8,4 g/dL, leucócitos 4000/mm3, plaquetas 320.000/mm3. Sobre o caso, assinale a alternativa correta.
A
A confusão mental que a paciente apresenta pode ser decorrente de hipercalcemia devido produção excessiva de 1,25(OH)2D. O tratamento inicial é feito com diuréticos de alça em altas doses.
B
A fita reagente de urina pode apresentar pouca proteinúria, apesar de grande quantidade de cadeias leves excretadas na urina.
C
Os pacientes acometidos podem apresentar síndrome de Fanconi no curso da doença, porém é uma manifestação tardia e pouco relacionada à lesão tubular causada pelas cadeias leves.
D
Apesar da insuficiência renal acometer até ¼ dos pacientes e ser um evento definidor do diagnóstico, ela não é uma causa de óbito importante nesta população.
E
A diálise peritoneal deve ser iniciada com urgência nos quadros de IRA sobreposta, devido alta capacidade de remoção de cadeias leves e imunoglobulinas para reduzir a hiperviscosidade presente nesses casos.