Paciente do sexo feminino, 9 anos de idade, é trazida pela mãe ao pronto socorro devido a quadro de dor abdominal. Refere que a dor iniciou em região periumbilical há 1 dia e migrou para a fossa ilíaca direita (FID), evoluindo com piora da sua intensidade e presença de astenia e vômito. Nega diarréia, febre e sintomas urinários. Ao exame físico, a paciente se apresenta em bom estado geral, afebril, eupneica e hemodinamicamente estável. Seu abdome é plano, flácido, doloroso à palpação profunda em FID, com descompressão brusca dolorosa. Leucograma: 12.000 com desvio à esquerda. Proteína C reativa: 48mg/dl. Sobre o caso, assinale a alternativa INCORRETA:
Questão
AM - Comissão Estadual de Residência Médica do Amazonas - CERMAM
2025
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-sexo-feminino10620484227
A
Provavelmente esta paciente não terá indicação para drenagem da cavidade abdominal póscirúrgica.
B
Apesar dos dados clínicos e laboratoriais sugerirem adequadamente o diagnóstico, este deve ser confirmado mediante tomografia de abdome.
C
Caso a paciente seja submetida a abordagem cirúrgica imediata, provavelmente a dose única de ceftriaxona e metronidazol administrada até 2 horas antes da cirurgia será suficiente no seu tratamento.
D
Caso a abordagem cirúrgica não possa ser realizada imediatamente, seja por disponibilidade profissional ou material do hospital local, o tratamento inicial com antibióticos e a postergação de cirurgia por 12 horas provavelmente não acarretará grande prejuízo a este paciente.