Questão
AM - Comissão Estadual de Residência Médica do Amazonas - CERMAM
2021
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-sexo-feminino1063cf3bea8
Paciente do sexo feminino, 45 anos, vem à consulta porque palpou nodulação na região anterior do pescoço. Nega dor local, disfagia e disfonia. Nega histórico de neoplasias na família e de doenças cervicais prévias, porém refere discreta perda de peso e fadiga progressiva há cerca de 1 ano. Ao exame físico, a paciente apresenta-se ansiosa, emagrecida, taquicárdica e hipertensa. Apresenta pequeno nódulo sólido palpável em lobo direito da tireoide, que é móvel à deglutição. Não há linfadenomegalia cervical palpável. Solicitada a dosagem dos hormônios tireoidianos, observou-se elevados níveis de T3 e T4 livre e baixos níveis de TSH.

Sobre a condução deste caso, assinale a alternativa CORRETA:
A
Os dados acima nos permitem afirmar que a ultrassonografia provavelmente evidenciará nódulo hipoecogênico de margens irregulares com microcalcificações, confirmando a tireoidectomia total como próximo passo na conduta desta paciente.
B
Caso a cintilografia confirme nodulação hipercaptante com tireoide hipocaptante, a lobectomia tireoidiana seria opção terapêutica adequada para o caso.
C
A Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF) guiada por ultrassom é contraindicada no caso devido a possibilidade de carcinoma medular.
D
A Ressonância Magnética cervical deve substituir a ultrassonografia neste caso, já que evidencia com maior acurácia o envolvimento da traqueia e esôfago na doença, além de apresentar maior sensibilidade para diagnósticos diferenciais.