Paciente do sexo feminino, 28 anos, com história de sangramento oral durante a escovação dos dentes, equimoses pelo corpo sem causa aparente e hipermenorréia. Seu exame físico da cabeça, tórax e abdome não apresenta alterações dignas de nota. Não há massas ou visceromegalias abdominais palpáveis. Observam-se equimoses em joelhos e petéquias em membros inferiores. No seu hemograma, o hematócrito, a hemoglobina e o leucograma são normais, mas a contagem de plaquetas é de 22.000. Encaminhada para acompanhamento com o Hematologista, foi submetido a mielograma que evidenciou presença normal de megacariócitos e não foi observado sinal de malignidade. O Hematologista iniciou tratamento clínico com corticóides, porém obteve resposta não satisfatória, sendo encaminhado ao Cirurgião para avaliação da possibilidade de esplenectomia. Sobre o caso acima, assinale a alternativa CORRETA:
Questão
AM - Comissão Estadual de Residência Médica do Amazonas - CERMAM
2023
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-sexo-feminino10731d2ba6c
A
A esplenectomia é bem indicada para o caso já que a esferocitose descrita acima não respondeu adequadamente ao tratamento clínico.
B
A plaquetopenia deve ser manejada com transfusão de concentrado de plaquetas 24 horas antes do procedimento cirúrgico.
C
A esplenectomia deve ser postergada já que a patologia descrita evolui com sucessivos infartos esplênicos, evoluindo para progressiva perda de massa esplênica e asplenia.
D
Esta paciente deverá ser vacinada contra Haemophilus influenza, Streptococcus pneumoniae e Neisseria meningitidis cerca de 2 semanas antes da esplenectomia.